quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Caminhos de risco

Paul Klee - "Caminhos Principais e Caminhos Secundários", 1929

Depois de um dia excessivamente longo que culminou com uma formação sobre comportamentos de risco, dei por mim a pensar como gostaria de riscar do mapa o dia de ontem.
Como ultimamente me apetece riscar muitos dias da minha vida, posso até estar perante um comportamento de risco. Espero que o meu lápis não se parta!
Não sei o que está a acontecer à classe docente. Por vezes, tenho a real sensação de que, com a idade, caminhamos para a estupidificação. Disponibilizamo-nos a tudo (em nome de quem?para quê?) até mesmo a alinhar em estratégias que, em vez de nos formarem nos deformam ainda mais a inteligência. Ontem estive a atirar um novelo de fio aos colegas (não o fio de Ariadne!) no intuíto de os conhecer melhor. Desenhou-se um labirinto de fios, uma rede (tão na moda!), em que todos (aranhas cegas!) lhe segurámos numa ponta e, em pura comunhão ,pudemos sentir as vibrações uns dos outros. Um verdadeiro momento de risco levado à letra!
Parece-me que, para muitos de nós, onde evidentemente me incluo, já não há uma linha nítida entre "caminhos principais e caminhos secundários". A fronteira é de tal forma pálida e esfumada que nos tornamos cada vez mais indefinidos.
Ontem aprendi que, na minha profissão, pensar é um comportamento de risco.

1 comentário:

Dobra disse...

Ora aí está cara amiga... pensar é, cada vez mais, proibido, perigoso. Tens uma ideia e és vilipendiada por quem assume por verdade aquilo que, sendo estabelecido, é A Verdade. Que vergonha. Experimenta a dizer "não" aos abusos a que estamos sujeitos, aos horários absurdos a que nos sujeitam e terás a critica de todos os que põem o rabinho entre as pernas e vão a correr cumprir o obsceno, mesmo que isso implique a invasão do espaço e do tempo privados. Anda tudo a gritar em manifestações e a seguir vão para a escola baixar a crista. Qualquer dia estamos a lavar latrinas no intervalo das aulas, não te admires.